Tabela 4.3. Agentes quimioterapêuticos (continuação) Medicamento Efeitos colaterais
Considerações especiais Há comprimidos disponíveis apenas na potência de 40 mg; os comprimidos são ranhurados; arredondar a dose de tioguanina para o múltiplo de 20 mg mais próximo. Protocolos podem fornecer uma tabela de dosagem para permitir diferentes doses em dias alternados a fim de alcançar uma dose cumulativa semanal o mais próximo possível da dose semanal total. Pode ocorrer mielossupressão rápida em pacientes com deficiência herdada da enzima TPMT; podem ser necessárias reduções de dosagem. Diluir solução reconstituída em solução salina normal imediatamente antes da administração. Filtrar soluções por um filtro em linha de 0,22 mícron antes da administração para eliminar a turbidez; não usar soluções que permaneçam opacas ou se precipitem após a filtragem. A medicação atravessa a barreira hematoencefálica. A tiotepa é parcialmente excretada sobre a superfície da pele por meio do suor. O uso concorrente com aprepitanto e fenitoína pode causar metabolismo alterado do tiotepa. Se for administrada medicação com ciclofosfamida, administrar a tiotepa 1 hora após a infusão da ciclofosfamida.
Ações de enfermagem
Tioguanina (6-TG;Tabloid, Lanvis)
Comuns: mielossupressão Ocasionais: anorexia, náusea, vômitos, diarreia, mal-estar
Administrar no mesmo horário todos os dias; o paciente pode tomar com ou sem alimentos ou fluidos. Avaliação e testes de laboratório • HC c/dif • Função hepática • Ácido úrico • Urinálise • Status de TPMT (pacientes com mutações de TPMT podem sofrer mielossupressão grave) A duração da infusão pode variar de acordo com o protocolo: (1) bolus IV, não diluída por 1–2 min, (2) infusão IV curta, diluída por 10–60 min, ou (3) IV intermitente, diluída por 1–4 horas. A solução reconstituída deve ser protegida da luz até o uso. Quando usada em doses de condicionamento para TCTH, são implementadas precauções especiais com a primeira dose e por 24–48 horas após a última dose para evitar queimaduras químicas na pele: • Banhar o paciente 3–4 vezes ao dia (a cada 6–8 horas). • Trocar roupas de cama a cada banho. • Evitar curativos, adesivos, loções e cremes oclusivos. • Trocar fraldas a cada 2 horas. • Os pacientes devem usar roupas folgadas. Ensinar os cuidadores a usar luvas e camisas ou aventais de mangas compridas como barreira de proteção entre eles e o paciente. Avaliação e testes de laboratório • HC c/dif • Função hepática • Ácido úrico • Urinálise (continua)
Raros: urticária, erupção cutânea, hiperuricemia, ataxia, mucosite, transaminases hepáticas elevadas, hiperbilirrubinemia, fibrose hepática, SOS (antiga doença veno-oclusiva)
Classificação Antimetabólito Específico ao ciclo celular (S) Indicações pediátricas LLA, LMA, tumores do SNC Via PO
Tiotepa (Tespa, Thioplex)
Comuns: náusea, vômitos, anorexia, fadiga, fraqueza, mielossupressão, mucosite (em doses mais altas usadas para condicionamento para TCTH), disfunção gonadal, infertilidade Ocasionais: dor no local da injeção, tontura, cefaleia, visão embaçada, dor abdominal, dermatite por contato, erupção cutânea, hiperpigmentação da pele, transaminases hepáticas elevadas, bilirrubina elevada, encefalopatia (em doses mais altas usadas para condicionamento para TCTH) Raros: anafilaxia, edema laríngeo, chiado, urticária, reação febril, conjuntivite, disúria, retenção urinária, malignidade secundária
Classificação Agente alquilante Não específico ao ciclo celular Indicações pediátricas Linfoma Hodgkin e não Hodgkin, tumores sólidos (bexiga, mama, ovário), leucemia, regime de condicionamento para TCTH Via IV, intravesicular, intracavitária, IT Potencial de irritação ou extravasamento Nenhum
83
Capítulo 4. Quimioterapia: Princípios e Agentes
Powered by FlippingBook