Figura 7.10. Configuração de preparação circular
Nota . A figura não está desenhada de acordo com a escala. CSB = cabine de segurança biológica; EPI = equipamento de proteção individual.
( Figura 7.10 ; observe que, em algumas instituições, todas as etapas são feitas pela equipe de farmácia antes de o medicamento sair da farmácia): 1. Abaixo do GSB, o membro da equipe de farmácia espeta a bolsa contendo a quimioterapia ou bioterapia com uma ponta perfurante de bolsa especial para quimioterapia ou um adaptador de infusão que tenha uma porta lateral. 2. O enfermeiro ou membro da equipe de farmácia fecha a pinça-rolete do equipo IV primário e, em seguida, conecta esse equipo à ponta perfurante de bolsa especial ou ao adaptador de infusão. 3. O enfermeiro ou membro da equipe de farmácia conecta um DTSF à extremidade distal do conjunto do equipo IV primário. 4. O enfermeiro conecta o equipo IV com o DTSF conectado à porta lateral da ponta perfurante de
bolsa especial ou ao adaptador de infusão e pendura a bolsa com o conjunto conectado no suporte IV. 5. Em seguida, a câmara de gotejamento é preenchida até dois terços (manter esse nível de fluido durante o priming ). 6. O enfermeiro ou membro da equipe de farmácia abre a pinça-rolete e faz a preparação circular da quimioterapia ou bioterapia através do conjunto do equipo IV. Recomenda-se fazer o priming do tubo por gravidade (se a bomba for usada para priming , o enfermeiro terá que fazer o priming por gravidade do medicamento depois do mecanismo da bomba, antes de conectar o DTSF). – O método de infusão secundária ou de rastro (quando a quimioterapia ou bioterapia é infundida por um conjunto de tubos IV conectado a uma porta lateral no conjunto de infusão primário).
184 Plano de Estudos de Quimioterapia e Bioterapia Pediátrica: Quarta Edição
Powered by FlippingBook