PLANO DE ESTUDOS DE Quimioterapia e Bioterapia PEDIÁTRICA

Figura 7.5. Posicionamento do paciente para punção lombar: decúbito lateral

Esquerda: De http://quotesk.com/154659/after-lumbar-puncture-position/# . Direita: Por Bruce Blaus, equipe Blausen.com (2014). “Medical gallery of Blausen Medical 2014”. WikiJournal of Medicine 1 (2). doi:10.15347/wjm/2014.010. ISSN 2002-4436, extraído de: https://www.wikidata.org/wiki/Q719444#/media/File:Blausen_0617_LumbarPuncture.png.

Procedimento para punções lombares 1. Selecionar o local: o local recomendado para injeções IT via PL é o espaço intravertebral L3–L4 ou L4–L5, localizado no ponto de interseção da coluna espinhal com uma linha imaginária entre os topos das cristas ilíacas bilaterais nas vértebras lombares L3–L5. 2. Selecionar a agulha e determinar o volume máximo a ser administrado. a. O comprimento e o calibre da agulha dependem do peso e da altura da criança e da quantidade de tecido que a agulha precisa atravessar para acessar o espaço IT. b. Para PLs terapêuticas, o volume de uma injeção IT depende da idade ou do tamanho da criança, e o volume é especificado no documento do protocolo do ensaio clínico. Normalmente, um volume equivalente de fluido raquidiano é removido antes da administração da medicação IT. Para PLs de diagnóstico, 5 ml de fluido raquidiano costumam ser a quantidade necessária para espécimes. 3. Verificar a identidade do paciente usando dois identificadores de paciente. 4. Posicionar o paciente para o procedimento. a. Decúbito lateral ( Figura 7.5 e Figura 7.6 ): o paciente é posicionado em uma posição de decúbito lateral com a coluna flexionada e os quadris alinhados um sobre o outro, perpendicular à cama de examinação, para maximizar o acesso ao espaço raquidiano em torno de L3–L5. Auxiliar o paciente na manutenção do posicionamento, incentivando o paciente a elevar os joelhos na direção do abdômen e manter o pescoço flexionado na direção do peito. Apoiar o paciente segurando-o nessa posição curvada. b. Sentado (ver Figura 7.6): para crianças maiores e mais velhas, a posição sentada é uma alternativa. O paciente fica sentado ereto para maximizar o espaço raquidiano em torno da L3–L5; o paciente pode segurar um travesseiro ou objeto semelhante e se curvar à frente para abrir o espaço raquidiano. 5. Aplicar gelo ou anestésico tópico no local do procedimento antes da administração, para minimizar a dor. Para o uso de anestésicos locais, seguir as diretrizes institucionais ou as diretrizes recomendadas pelo fabricante.

Figura 7.6. Contenção do paciente para punção lombar: decúbito lateral e sentado

De Organização Mundial da Saúde e UNICEF, 2000, Management of the Child with a Serious Infection or Severe Malnutrition: Guidelines for Care at the First- Referral Level in Developing Countries (p. 133). Genebra, Suíça: World Health Organization. Extraído de: www.who.int/iris/handle/10665/42335

Capítulo 7. Administração de Quimioterapia e Bioterapia 175

Powered by