PLANO DE ESTUDOS DE Quimioterapia e Bioterapia PEDIÁTRICA

tipos de contaminante dos MPs e o material da superfície onde ocorreu o manuseio. É importante que os enfermeiros conheçam a distinção entre desativação ou descontaminação e desinfecção. Por exemplo, lavar as mãos com um desinfetante para as mãos à base de álcool desinfeta as mãos, mas não desativa ou remove nenhum resíduo de MP. Sabão e água são uma escolha melhor quando há possibilidade de resíduos de MP. Embora não desative os MPs, o sabão removerá o resíduo de MP, e a água diluirá o resíduo e o levará embora (Fransman, Vermeulen e Kromhout, 2005). A Tabela 6.4 resume a finalidade de cada etapa de limpeza e fornece exemplos de agentes a serem utilizados. Gestão de derramamentos • Friese, McArdle e colegas (2015) demonstraram que níveis detectáveis de medicamentos são encontrados tanto na presença quanto na ausência de derramamentos agudos de medicamentos. Essas descobertas e os padrões USP <800> justificam a vigilância da equipe durante toda a preparação, administração, descarte e gestão de derramamentos de medicamentos. • Kits de derramamento devem ficar disponíveis em todas as áreas em que medicamentos citotóxicos são armazenados, preparados, transportados e administrados ( Tabela 6.5 ). • Todo o pessoal que vai preparar, transportar e administrar agentes citotóxicos deve ser treinado em gestão de derramamentos. Somente pessoal treinado usando EPI apropriado pode limpar derramamentos citotóxicos (Friese, McArdle et al., 2015; USP <800>, 2016). • A OSHA exige que os estabelecimentos de saúde desenvolvam suas próprias políticas de manuseio seguro de materiais citotóxicos e perigosos, incluindo a gestão de derramamentos. • A conformidade com o USP <800> minimizará a exposição. • O método de definir derramamentos de acordo com o tamanho (i.e., volume) baseou-se em quem era capacitado ou treinado para limpar o derramamento e no que um kit de derramamento normal consegue conter. Derramamentos que não podem ser contidos por dois kits de derramamento provavelmente exigirão assistência adicional de uma equipe designada (OSHA, acessado em 2017). As diretrizes atuais da OSHA e do USP <800> não fornecem uma definição concreta de “derramamento maior”. Os MPs variam em toxicidade e potência e, portanto, as políticas hospitalares devem designar quem é responsável pela limpeza do derramamento e descontaminação com base no volume do derramamento (i.e., determinado volume pode ser limpo por um enfermeiro, mas um volume maior deve ser limpo por uma equipe designada).

A seguir são apresentadas orientações gerais de gestão de derramamentos que podem ser contidos pelo kit de derramamento. ORIENTAÇÕES DE PROCEDIMENTO 1. Coloque um sinal de aviso e isole a área para impedir que pessoas não autorizadas sejam expostas a agentes citotóxicos. 2. Vista imediatamente dois pares de luvas, um avental descartável, capas para sapatos e óculos com proteção lateral completa. 3. Vista o respirador fornecido no kit de derramamento para fornecer uma barreira contra respingos, gotículas e esguichos ao redor do nariz e da boca. Os respiradores purificadores de ar motorizados ou respiradores com cartucho químico para a face inteira são necessários apenas se o derramamento for maior do que aquilo que pode ser contido por um kit de derramamento ou se for um dos oito medicamentos (consulte a subseção “Equipamento de proteção individual”) que podem evaporar em temperatura ambiente (Eisenberg, 2017). 4. Use o conteúdo do kit de derramamento para absorver o derramamento, de acordo com as instruções que se encontram no kit. 5. Absorva líquidos com compressas de gaze absorventes ou uma almofada de derramamento. 6. Para derramamentos de pó ou sólidos, use compressas de gaze absorventes molhadas. 7. Para vidro ou agentes orais, use um raspador de plástico. 8. Limpe a área contaminada por um MP com água e em seguida use produtos comerciais (detergente, solução de hipoclorito de sódio e neutralizador) projetados para inativar e neutralizar superfícies que estiveram em contato com MPs. Quando a área estiver inativada e neutralizada, enxágue-a várias vezes (OSHA, acesso em 2017). 9. Sele os itens em um saco do kit de derramamento perigoso e descarte o saco. 10. Não se recomenda carpete em áreas onde são administrados MPs (OSHA, 1999); no entanto, para limpar um derramamento em carpete, use pó absorvente, não toalhas, para absorver o derramamento. Um aspirador com filtro de ar de particulado de alta eficiência designado para materiais perigosos deve ser usado para remover o pó (Gonzalez e Massoomi, 2010). Em seguida, limpe o carpete como de costume. 11. Descarte o EPI em um recipiente para resíduos perigosos. 12. Lave as mãos com água e sabão.

Tabela 6.4. Resumo das etapas de limpeza Etapa de limpeza Finalidade

Agentes de limpeza

Desativação

Tornar o composto inerte ou inativo

Aqueles listados na rotulagem do medicamento perigoso ou hipoclorito de sódio (Dispatch)

Descontaminação

Remover resíduos inativados

Álcool estéril, água estéril, peróxido ou hipoclorito de sódio

Limpeza

Remover material orgânico e inorgânico

Detergente germicida e água estéril

Desinfecção Álcool estéril ou outro desinfetante aprovado para uso pela U.S. Environmental Protection Agency Nota. Adaptado de General Chapter <800> Hazardous Drugs—Handling in Healthcare Settings, U.S. Pharmacopeial Convention, 2016, extraído de: http://www.usp. org/usp-nf/notices/general-chapter-hazardous-drugs-handling-healthcare-settings. Destruir microrganismos

158 Plano de Estudos de Quimioterapia e Bioterapia Pediátrica: Quarta Edição

Powered by