PLANO DE ESTUDOS DE Quimioterapia e Bioterapia PEDIÁTRICA

Tabela 4.4. Medicamentos de cuidados de apoio (continuação) Medicamento Efeitos colaterais

Considerações especiais IV: bolus IV, infusão curta (15–30 min) ou infusão contínua; taxa ou duração e temporização de intervalo variam de acordo com o protocolo; diluir mesna a 20 mg/ml com soluções que contenham dextrose ou solução salina antes da administração PO: disponível em comprimidos ranhurados de 400 mg; arredondar doses para o múltiplo de 200 mg mais próximo; a dose oral de mesna é o dobro da dose IV Uma solução para ingestão oral pode ser composta a partir da formulação parenteral diluindo entre 1:1 e 1:10 em água, refrigerantes de cola, sucos de fruta (uva, maçã, laranja ou tomate), leite puro ou com achocolatado. Usada para evitar a cistite hemorrágica secundária a subprodutos urotóxicos da ciclofosfamida e ifosfamida de alta dose Pode causar falsos positivos em exames de cetonas em urinálise Não usar em bebês prematuros ou neonatos; todos os produtos atuais nos Estados Unidos são preservados com álcool benzílico, que pode levar a doença tóxica em bebês na forma de acidose metabólica, progredindo para desconforto respiratório e respirações arfantes, disfunção do SNC, incluindo convulsões e hemorragia intracraniana, e hipotensão, levando a colapso cardiovascular.

Ações de enfermagem

Mesna (Mesnex)

Comuns: sabor ruim com uso oral Ocasionais: náusea, vômitos, dor estomacal, cefaleia, fadiga, diarreia Raros: rubor facial; febre; dor nos braços, pernas e articulações; erupção cutânea; hipotensão transitória; taquicardia; tontura; ansiedade; confusão; inchaço periorbital; tosse; reação de hipersensibilidade ou anafilática

Administrar doses de mesna exatamente no horário programado, com base no tempo inicial da dose de ciclofosfamida/ifosfamida. Em caso de perda de uma dose, administrar a dose imediatamente e, na sequência, administrar a próxima dose programada de acordo com o cronograma de dosagem original; notificar o prestador de serviços se houver atraso ou perda de dose. Monitorar a urina para verificar hematúria; manter hidratação e diurese adequadas durante a administração. Monitorar reações de hipersensibilidade ou anafiláticas.

Classificação Agente quimioprotetor Antídoto Indicações pediátricas Ifosfamida, ciclofosfamida de alta dose Via IV, PO

Nota. ALT = alanina aminotransferase; SNC = sistema nervoso central; IM = intramuscular; IT = intratecal; IV = intravenosa; PO = per os (via oral).

88 Plano de Estudos de Quimioterapia e Bioterapia Pediátrica: Quarta Edição

Powered by